terça-feira, 23 de abril de 2013

Crônica - "Xuxa Xuperstar"




RAINHA DO CINEMA, DA MÚSICA E DA TELEVISÃO. (...) OI?!!




Era só o que faltava!

A apresentadora Xuxa recebeu dos organizadores da edição 2009 do Festival de Cinema de Gramado um “Kikito” especial que lhe outorga o título de “Rainha do Cinema, da Música e da Televisão”. 

Em artigo veiculado no Cineclick (www.cineclick.com.br), o crítico Celso Sabadin conta em detalhes esta extravagância – o texto é tão indignado que chorei de rir; vale a pena ler.

O artigo informa que Xuxa chegou ao local da premiação cercada por seguranças. Ao melhor estilo “Chuck Norris”, os MIBs (Homens de Preto) da “Rainha” deram uma chave de braço em um fã exaltado que solicitou um beijinho da atriz, produtora, ex-amante de Pelé e mãe de proveta – ufa!

Xuxa também fez um discurso delirante, afirmando “ser do povo” e dizendo-se surpresa por um festival como o de Gramado “ter superado os próprios preconceitos e premiado uma suburbana como ela.”

(...)

Se Xuxa é suburbana, sou praticamente um cidadão etíope.

* * *

Não tenha dúvida de que esta “baxaria” (“baixaria” em Xuxês) aparecerá fartamente nas revistas “Caras” e “Quem Acontece” e na Rede Globo (oitocentas e cinquenta vezes, superando até o número de referências ao primeiro banho da “Menina Sasha”, apelido que os redatores do “Jornal Nacional” deram à herdeira da Casa Rosa, há alguns anos). Logo, não vale a pena reproduzir os lances da história neste blog.

Mas ocasião tão ilustre merece uma retrospectiva dos melhores filmes estrelados pela suburbana (cof, cof...) recém-eleita – lá vamos nós, de novo! – a “Rainha do Cinema, da Música e da Televisão” em Gramado. Eis aqui os meus preferidos:

“AMOR ESTRANHO AMOR”

Xuxa interpreta Tamara, ninfeta atrevida cuja virgindade é leiloada em bordel. Na casa de tolerância, Xuxa tenta seduzir menino de 12 anos, filho de outra prostituta (vivida por Vera Fisher). A "Rainha do Cinema, da Música e da Televisão" renega este filme – paradoxalmente a melhor coisa que já fez no cinema (a direção é de Walter Hugo Khouri). Esqueça a cena de Xuxa – os peitos dela são bem “muchibinhas”. Bom, mesmo, é ver o moleque pegar as gostosíssimas Matilde Mastrangi e Vera Fisher (sim, o filme é do balacobaco!). Casualmente tenho uma cópia em vídeo. Não dou, não vendo e não empresto.

“SUPER XUXA CONTRA O BAIXO ASTRAL”

Xuxa, uma apresentadora de televisão ("Santa Criatividade, Batman!') convoca as crianças a colorir os muros pichados da cidade. Enquanto isso, o Baixo Astral (Guilherme Karan, coitado, pagando as contas), um ser demoníaco que vive nos esgotos, sequestra o cachorro de Xuxa, “Xuxo” (esta gente deve estar brincando...). Xuxa vai atrás de Xuxo e cai em outra dimensão, mas, infelizmente, retorna à Terra no final. Não foi desta vez que nos livramos desta mala sem alça!

“XUXA REQUEBRA”

Academia de danças onde Xuxa estudou pode ser confiscada pela vilã “Macedão” (Elke Maravilha), que, além de inescrupulosa e bandida, é fumante – logo, cautela: este filme tem cenas fortes! Só vencendo o concurso de dança "Requebra 2000", Xuxa terá dinheiro para salvar a Academia – afinal, lembre-se, ela é apenas uma suburbana. Pior que a coreografia brega e a interpretação horrível de Xuxa é o elenco de apoio, que inclui as “celebridades” (cof, cof...) Tiazinha, Feiticeira, Vinny e os pagodeiros do Terra Samba, em participação que exalta suas origens humildes: na história, eles são lavadores de carros. Ainda bem que a Rainha dos Baixinhos não é preconceituosa!

“XUXA POPSTAR”

Após uma “brilhante carreira” no exterior, top model internacional (Xuxa outra vez, quem mais?) volta ao país para encontrar seu príncipe encantado, que conheceu na Internet. Antes que possam se casar, ter filhos de proveta e levar “Xuxo” passear no parque, os pombinhos precisarão lidar com as dificuldades criadas por uma rival de Xuxa. Mas no final dá tudo certo, viu? Atente às participações especiais: Cláudia Rodrigues (a anã arroz-de-festa da série “A Diarista”, ultimamente fazendo bico no “Casseta e Planeta”), Otávio Mesquita (chique!) e o pagodeirto Alexandre Pires. Tá bom ou quer mais?

“XUXA E OS DUENDES”

Imitação pobrinha de “O Senhor dos Anéis” e “Harry Potter”. Xuxa, já meio pelancuda, é uma linda bióloga (rá, rá, rá!) que consegue conversar com plantas, animais, tipo assim, mil coisas. Xuxa não sabe, mas é a Duende da Luz, filha dos reis duendes Zinga e Mika. Seu irmão caçula é Damiz, Princípe dos Duendes, sequestrado por Trow (que não é duende, mas sim, um monstro que odeia duendes). Entendeu alguma coisa? Pois é, nem eu. Quem rouba o filme é Gugu Liberato, interpretando um milionário chamado... Rico (Tush! – som de pratos ruflando).

OUTROS FILMES DE XUXA:

“Xuxa Te Quebra”
“Xuxa de Elite”
“Xuxa Contra o Foguete da Morte”
“Xuxa, Pagadora de Promessas”
“Uma Xuxa Para Sete Irmãos”
“Xuxa: Bonitinha Mas Ordinária” (Baseado na obra de Nelson Rodrigues)
“A Identidade Xuxa”
“Arquivo Xuxa”
“Xuxa Requebra na Festa da Menina Morta”
“Xuxa Contra a Menina Pastora Louca”
“Dá Carrinho Não, Xuxa!”
“Xuxa na Ilha dos Birutas”
 “Xuxanic”
“Xuxa no Meu Que eu Xuxo na Sua”
“A Xuxa de Blair”
“O Dia em que a Xuxa Parou”
“Eu Xuxo, Tu Xuxas, Ele Xuxa, Todos Xuxam”
“A Insustentável Leveza de Xuxa”
“Deu a Louca na Xuxa”
“Braddock: Xuper Comando” (Direção de Chuck e Aaron Norris)
“Xutando o Pau da Barraca” (Direção de Alexandre Frota)
“A Neta de Proveta de Francisco”
“Pelé: Alegria da Xuxa”
“O Mistério da Casa Rosa”
"As Crônicas de Xuxa: O Príncipe Szafir"
“Maria da Graça Meneghel, Mãe da Filha de Szafir” (Direção de Padre Marcelo)
“Xuxa em Xamas” (Inclui cenas do cenário do “Xou da Xuxa” pegando fogo no Projac)
“Todo Baixinho Será Castigado” (Baseado na obra de Nelson Rodrigues; inclui cenas do programa "Clube da Criança", da TV Manchete, onde Xuxa sentava a piaba na molecada)
“Xuxa Contra os Palhaços Assassinos do Espaço”
“Xuxa em Sonho Molhado de Menina”
“O Xamado”
“O Xamado 2 – Samara Ama Xuxa”
“Xou Girls”
“Querido, Seduzi o Baixinho” (Continuação de “Amor, Estranho Amor”)
“Viagem ao Centro da Xuxa”
“2001: Xuxa no Espaço”
“O Efeito Xuxoleta”
“Xuxa Exposed”
“Xuxa Pornstar”
"Xuxa: Blondes and Blacks # 9 - O Retorno do Rei" (Co-estrelando Edson Arantes do Nascimento)
“Xuxa Lava Girl e Marlene Mattos Shark Boy”
“Xuxa e Marlene Mattos: Perdidas Numa Noite Suja” (Direção de Plínio Marcos)
“Xuxa 40 Graus: Operação Gripe Suína”
"Xuxa em Transe" (Direção de Glauber Rocha)
“Xuxo, Marley & Eu”
“Xuxa Vs. Freddy Vs. Jason Vs. Sasha”
"Xuxa, Xixa e Xana: A Balada das Pistoleiras"
"Xuxa Contra o Homem da Pistola de Ouro"
"Xuxa e os Duentes Tarados"
"Meu Duende, Meu Amante"
"O Leprechaun Bem-Dotado"
“Xuxa e as Paquitas: Elas São do Baralho” (Direção de Jece Valadão)
"Paquitas Safadinhas: Travessuras no Vestiário"
"Fabio Scorpion na Ilha dos Paquitos"
"O Banho da Menina Sasha – Versão Estendida" (892 minutos; inclui comentários em áudio de William Bonner)
"Eram os Duendes Astronautas?" (Co-estrelando Elba Ramalho)
"Xuxa, Ivete Sangalo e Claudia Leitte no Planalto dos Macacos"
"O Parque dos Dinossauros" (Estrelando Xuxa, Mara Maravilha, Daniel Azulay e Titio Molina)
"À Meia-Noite Encarnarei na Menina Sasha" (Direção de José Mojica Marins)
"Gramado – O Fim dos Tempos” (Direção de Roland Emmerich)
“A Rainha” (Roteiro de Xuxa, baseado em sua autobiografia)